19.2.11

Pellets de madeira – crescimento do uso desta bioenergia bate recorde

A venda de “pellets” de madeira para uso energético na Europa cresceu, entre 2001 e 2009, 24% aa. Atingiu 8,5 milhões de toneladas no último ano com vendas estimadas em mais de €1,2 bilhões. A padronização dos pellets para a Europa em 2010 vai facilitar o comércio devendo-se manter este ritmo de crescimento.

“Pellets” são pequenos cilindros (~ 2 mm de raio e 15 mm de comprimento) obtidos pela compressão de resíduos de madeira ou agrícolas. Com densidade energética elevada e queima limpa, esse biocombustível renovável é usado para substituir carvão mineral na geração elétrica e óleo combustível em residências e indústrias.

O Brasil reúne as melhores condições do mundo para liderar a produção de pellets e diversos outros biocombustíveis derivados da cadeia energética da madeira. Esse e outros temas relacionados com a implantação de uma política para a cadeia energética da madeira serão discutidos no dia 1º de setembro, no MADEN 2 dentro do ECOBUSINESS 2010. Acesse a última versão da proposta de Política para a Bioenergia da Madeira, elaborada pela Iniciativa do Carvão Verde/INEE.

fonte:  INEE 28/07/2010

Um comentário:

MadeirArte disse...

Olá Dorival!
Ótimo esse blog, tem muita informação importante.
Gostaria de saber se você me informar de que forma posso calcular a densidade dos pellets?
Existe alguma norma?

Grata,
Juliana