6.12.11

Wood pellets Brazil: O livro

Recebi muitos e-mails contando que fui romântico com a crítica do Livro Wood Pellets Brazil, peço desculpas pela análise superficial. Depois de uma leitura mais aprofundada, conclui o seguinte: Vocês estavam certos!

  • O livro não tem numeração nas páginas. [O autor deve ter esquecido este pequeno detalhe].
  • Lá pela página 8 (fui contando mais ou menos), o autor diz "Limpeza: Os pellets mantém o ambiente limpo, livre de insetos, gravetos e folhas". [Ou seja, os pellets  é um tipo de inseticida??]
  • Lá pela página 12 o autor diz  "pellets de madeira são uma commodity bem definida com parâmetros de qualidade standartizados" . [Não sei o que ele quis dizer, só sei que esta palavra não existe no dicionário do Brasil. Cadê a Reforma Ortográfica?].
  • O livro inteiro parece mais um book de fotos, todas achadas no google e sem citar a fonte.
  • O livro é escrito em três línguas: Português de Portugal, Português do Brasil e Inglês. As vezes, tem metade da página em inglês e, o resto, em português sofrível.

  • O livro conclui que os pellets "é totalmente viável com TIR e VPL positivos". Já fiz e li várias análises econômicas (inclusive uma na minha região) desse negócio e nenhuma dava retorno como o mencionado. Entendo que os cenários são desfavoráveis a este empreendimento: crise na Europa (maior consumidor), falta de madeira no Brasil, alto custo do transporte...O tempo dos pellets é daqui a 10 anos. Por isso que grandes empresas anunciaram investimentos só para depois de 2015...
Concluindo: O livro é bem limitado e parece mais uma pesquisa de escola, que os alunos acham no google e vão juntando (CTRL C e CTRL V) sem a menor organização. É um livro indicado para iniciantes nesse assunto, pois não tem nenhuma base científica. Sequer tem Referências Bibliográficas.

Título: Wood Pellets Brazil
Autor: Celso Marcelo de Oliveira
O livro foi disponibilizado pelo autor para Leitura on line (Pública): Acesse o link abaixo.
http://pt.calameo.com/read/00089539002c2bf637402

Nenhum comentário: