19.2.12

Pellets: Resíduos ou árvore inteira?

Aqui no Brasil o mercado de resíduos das indústrias madeireiras é bem diversificado. O "pó-de-serra" que, na época do dólar a R$ 3,50 quando a madeira dava muito lucro, apodrecia nas encostas das serrarias, hoje tem destinação diversificada e lucros interessantes. A serragem é utilizada para energia em cerâmicas e olarias, "cama de cavalo" em Haras, briquetes ou pellets de madeira. 
Interessante observar a Lei da Oferta e Procura na prática: Quando há anúncio de criação de uma Indústria pelletizadora numa determinada região, os preços da tonelada do subproduto da indústria madeireira disparam no mercado!
Na prática, a utilização de resíduos para a fabricação de pellets de madeira exige manobras avançadas de logística. A viabilidade econômica depende de uma análise do volume disponível, da distância até a indústria (especialistas falam em, no máximo, 150 Km) e da logística necessária para este transporte.
Na Europa, onde não se tem tanta indústria madeireira como aqui e não há tantos resíduos a serem reutilizados,  a solução é triturar árvores inteiras e transformá-las em pellets.


Árvores inteiras para a produção de pellets
A madeira, a casca, as folhas e os galhos formam os pellets utilizados industrialmente por grandes usinas  termelétricas.
A utilização de 100% da árvore de pinus e do eucaliptos para a produção de pellets é festejada pelos empresários donos das cerâmicas, olarias, haras...

Nenhum comentário: