7.7.12

Pellets de madeira: HTC ou Torrefação




Torrefação de pellets de madeira, pode ser descrito como uma forma de pirólise com temperaturas tipicamente variando entre 200 e 320 ° C. Durante a torrefação, as propriedades da biomassa são alteradas para se obter uma qualidade de combustível muito melhor para aplicações de combustão. Este processo conduz a um produto seco sem nenhuma atividade biológica como o apodrecimento, por exemplo.
Torrefação remove a umidade e voláteis da biomassa, transformando-a em biocarvão (HTC).
A biomassa pode ser uma importante fonte de energia para criar uma sociedade mais sustentável, no entanto, a natureza oferece uma grande diversidade de matéria-prima com características heterogêneas. A fim de criar uma forma de energia mais eficiente e homogênea, cadeias de torrefação de biomassa combinados com a densificação (briquetagem e pelletização) é um passo promissor para superar o problema logístico​​, ou seja, torná-lo mais fácil de transportar e armazenar, além de outros benefícios como o maior poder calorífico.


Essa tecnologia não está difundida em nosso país, ainda, mas estudos estão sendo feitos para viabilizá-la economicamente.

























Nenhum comentário: