28.7.12

Pellets de madeira: Secagem e cogeração

A cogeração é um processo de produção energética simultânea capaz de converter Biomassa em eletricidade e calor. Seu uso pode maximizar a eficiência do sistema (96 a 98%) de combustível na indústria, bem como auxiliá-la a atingir seus compromissos ambientais, permitindo ainda uma considerável redução nos custos de produção. Projetos de cogeração podem gerar energia suficiente para acionar a própria indústria (eliminando o consumo da rede), bem como a venda desta energia para alimentar a Rede Nacional. Assim, ao implementar um projeto de cogeração de energia, a indústria estará eliminando o seu custo com energia elétrica e, sobretudo, propiciando uma nova fonte de renda por meio da venda desta energia excedente ao sistema.
Cogeração com biomassa ou pellets de madeira
Projetos de MDL que consistem na construção e operação de uma usina para geração ou cogeração de eletricidade através de uma central termelétrica (usando biomassa - neutra de GEE) podem ser elegíveis perante ao Protocolo de Kyoto e gerar Créditos de Carbono.
A Empresa Sueca Swedish Exergy AB (recém chegada ao Brasil) desenvolve projetos de cogeração e tem 30 anos de experiência em secagem de madeira com cogeração de energia. A Tecnologia embarcada nestes sistemas é o que o Brasil tá precisando para obter maior eficiência produtiva!

Nenhum comentário: