25.10.12

Agri-pellets: O pellets de capim-elefante

 O capim elefante [Pennisetum pupureum] só recentemente despertou o interesse dos grandes consumidores e empresários de energia, após décadas de pesquisa científica. Trata-se de uma gramínea semelhante à cana, trazida da África e usada como alimento para o gado. O interesse energético por esta espécie foi despertado por sua alta produtividade. Desta forma, começa a surgir aqui no Brasil a utilização dos agri-pellets. Trata-se da compactação de plantas como o capim-elefante e a alfafa, por exemplo, transformando o material volumoso em algo mais eficiente energéticamente. Agregando as qualidades atribuídas aos pellets como baixa umidade, fluidez e alto poder energético ele pode ser uma boa opção.

Pellets de alfafa
Além disso, o eucalipto, por exemplo, necessita de sete anos para atingir um tamanho conveniente para o corte, enquanto o capim elefante oferece duas a quatro colheitas anuais, devido ao seu rápido crescimento.
Colheita do capim elefante

A utilização deste tipo de pellets não é uma realidade aqui no Brasil [ainda], mas os estudos científicos apontam que, nos próximos anos, há viabilidade econômica para isto.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
HUMOR
Aviso a todos os bovinos/caprinos de plantão que, assim como o milho nos EUA, não faltará alimento pra vocês, ok!?