5.12.12

Pellets e os créditos de carbono


        A produção de pellets de madeira para a geração de energia fornece benefícios ambientais, sociais e financeiros. O Crédito de Carbono representa este último tipo e baseia-se num mecanismo que permite aos países em desenvolvimento, vender “créditos de carbono” a um país desenvolvido para que este possa atender parte da redução de emissões de GEE exigida pelo protocolo de Kyoto. Portanto, os países que não conseguirem atingir suas metas terão liberdade para investir em projetos e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) de países em desenvolvimento.

PELLET$ E O$ CRÉDITO$ DE CARBONO
        No Brasil, este mercado é uma oportunidade promissora. Desde a implantação do MDL, foram registrados 165 projetos brasileiros no Conselho Executivo de MDL da ONU.  A previsão da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Carbono (ABEMEC) é que esse número quadruplique nos próximos anos.
      Para os empresários dispostos a perseguir este benefício informo que o caminho é longo (lista de documentos), mas parece que buscá-lo é quase uma obrigação!