3.4.13

PELLETS PARA AS USINAS TERMELÉTRICAS

Tenho visto muitas notícias na imprensa sobre a utilização da capacidade máxima das usinas termelétricas, que utilizam combustíveis como o óleo, o gás natural e o carvão e, se esse grande volume continuar, pode faltar para outros setores da economia. Também li que para ajudar a manter as termelétricas, o Brasil precisa importar gás no mercado internacional, e está pagando mais caro por ele ainda (Veja a notícia da Globo.com aqui). 
Pellets de madeira: Solução para as termoelétricas
Essas notícias me deixam bastante perplexo por vários motivos.:
  • Temos resíduos vegetais lignocelulósicos que, por si só, dão conta desta demanda das termelétricas;
  • Importar gás (a peso de ouro) sendo este um combustível multipoluente, é nadar contra a corrente do aquecimento global;
  • Os gestores destas usinas desconhecem a existência dos pellets/briquetes e as suas vantagens, enquanto combustível renovável e limpo;
  • Pensando no Social, a iniciativa de utilizar os pellets/briquetes poderia beneficiar milhares de pequenos empresários e fornecer renda a milhares de famílias.
 Portanto, o potencial do Brasil como principal PLAYER no mercado de biomassa depende da utilização deste biocombustível aqui mesmo no mercado interno.

ABIPEL - Associação Brasileira das Indústrias de Pellets