18.10.13

O QUE UM BESOURO TEM A VER COM OS PREÇOS DOS PELLETS?

Temos notícias aqui no Brasil de que o Canadá consegue vender pellets para a Europa a US$ 140/ton. Surpreendente imaginar que eles conseguem lucro com esses preços. Eu imaginava que eles tinham know how em pellets (produzem desde os anos 80), avançada tecnologia, eficiência na produção e logística perfeita...Nada! Tudo que eles têm é um BESOURO!!!!. Do tamanho de um grão de arroz o Dendroctonus ponderosae, também conhecido como Pine Beatle (besouro do pinho) está literalmente comendo as florestas do Canadá.
Pine Beatle - o besouro do pinho

 A larva do bicho se entranha pelo tronco e come os pinheiros por dentro, matando-os em pé. Inseto que sempre viveu um ciclo de crescimento nos períodos quentes e, quando prestes a se tornar uma praga, era naturalmente controlado pelo clima frio, mas este frio têm diminuído (Aquecimento Global) e a população do besouro cresce descontroladamente, tornando-se uma praga terrível que já afetou mais de 20 milhões de hectares no Canadá e norte dos Estados Unidos.

Florestas atacadas pelo "besouro do pinho"



Respondendo a pergunta título desta postagem: R. As florestas atacadas pelo besouro são transformadas em wood pellets. Com matéria-prima tão abundante, fica fácil saber como conseguem preços tão baixos! E ainda tem gente que acha que o aquecimento global é loucura de cientista!! O besouro sabe que estas florestas do Canadá não vão durar muito tempo assim como esses preços de US$ 140/ton. Com sorte, no vácuo do besouro, o Brasil consiga exportar para a Europa!