30.5.18

BIOMASSAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE PELLETS BRASILEIROS

O Brasil possui ampla variedades de biomassas vegetais, que podem ser compactadas na forma de pellets, para fins energéticos. Há relatos na literatura de pellets de ponteira de eucalipto, pellets de eucalipto, pellets de bambu, pellets de capim-elefante e até misturas de materiais (70% de pinus com 30% de eucalipto), que tem o objetivo de facilitar o processo de densificação e minimizar os desgastes mecânicos na matriz perfurada de peletização. Já produzi aqui no laboratório pellets de casca de amendoim, pellets de pé de laranjeira, pellets de sorgo entre outros. 

No entanto, são estudos laboratoriais que buscam conhecer as características mais relevantes dessas biomassas vegetais  para  uso  energético,  sobretudo teor de cinzas,  poder calorífico,  densidade  a granel. Mas, no Brasil, a produção industrial de pellets acontece realmente  com  4  materiais  lignocelulósicos: Pinus (conífera), Bagaço de cana-de-açúcar, Acácia-negra (folhosa) e Casca de café. 

No Brasil, em 2017, foi produzido 470 mil toneladas com pellets desses materiais.  A   produção  deste bicombustível vem crescendo todo ano. Novas empresas estão surgindo, e em breve estará produzindo 1,0 milhão de toneladas de pellets agroflorestal! 

O mercado de base florestal agradece!!!

Nenhum comentário: