14.1.12

Pellets de PINUS ou EUCALIPTO?

Pellets de Eucalipto

Alguns futuros produtores de Pellets de Madeira me escrevem perguntando qual a melhor madeira para a Produção deste combustível renovável?  A resposta depende de vários fatores que devemos considerar, mas resumindo, posso dizer que o pinus tem algumas vantagens em relação ao eucalitpo: 

  •  Madeira macia, pode ser compactada mais facilmente;
  •  Tem  Poder Calorífico maior devido a maior quantidade de extrativos em suas microestruturas;
  •  O tamanho das fibras (pinus - fibras longas) também beneficiam a melhor penetração da lignina e, consequentemente, maior durabilidade do produto final.

Estudos, com pellets produzidos em laboratório, mostraram que não é possível  obter produção estável só com folhosas. 
Pellets de pinus

O mix ideal sugere a utilização de 60% de pinus e 40% de eucalipto. O tamanho das partículas e a distribuição delas na mistura, também influenciam na performance final do produto. Mas, Muitas questões ainda precisam de mais estudo como, por exemplo, a temperatura ideal para uma eficiente reorganização da lignina e adesão. 
Portanto, difícil para um pai escolher o melhor filho (pinus ou eucalipto), mas para não ficar em cima do muro, entendo que o PINUS é o melhor para os pellets de madeira.






Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde, nesse caso surgiu uma dúvida, no caso de pellets de pinus, existem variedades de pinus de resina, esse também poder ser peletizado para produção de biomassa no uso de forno para pizzaria por exemplo?