6.1.20

USE PELLETS EM VEZ DE CARVÃO MINERAL


A China estuda mudar sua matriz energética baseada no carvão mineral, que é barato mas poluente. Um artigo comparou, por meio de Análise de Ciclo de Vida (ACV), os pellets e o carvão:

- - > Consumo de energia utilizado na produção de pellets de madeira e carvão mineral foram estimados em 112,80 e 1495,11 MJ/GJ. Ou seja, trocando o carvão por pellets há uma economia de 1382,30 MJ para cada 1 GJ de calor fornecido;

- - > As emissões de Gases do Efeito Estufa na queima do combustível foram estimadas em 11,76 e 196 kg CO2/GJ. Assim, utilizar os pellets reduz em 184,24 kg de CO2/GJ  nas emissões atmosféricas de GEE;

- - > As emissões de poluentes atmosféricos, incluindo SO2, NOx e Material Particulado, poderiam também ser reduzido em 86%, 56% e 33%, respectivamente.

Como se vê, as análises são favoráveis à substituição de pellets por carvão. Mas, limpar a matriz energética de uma superpotência não é tão simples assim, por dois motivos principais:

(1) Os preços dos pellets são bem mais caros que o carvão mineral;

(2) não há produção mundial de pellets suficientes para atender ao consumo da China.

A China tem desenvolvido tecnologia para a obtenção de energia renovável, com destaque para a energia de biomassa, solar e eólica. Estamos sempre de olho porque seus pesados investimentos em fontes renováveis podem criar avanços tecnológicos que reduzirão os custos para consumidores de todo mundo. É uma superpotência. Eu nunca duvido da China!!!



Nenhum comentário: