27.6.20

EXPORTADORES DE PELLETS LUCRAM NA PANDEMIA


Os exportadores de pellets do Brasil estão lucrando alto na pandemia. Além da favorável cotação do dólar (R$ 5,48) e do euro (R$ 6,15), com o isolamento social e a necessidade de ficar em casa, cresceu a demanda por pellets para aquecimento residencial (TIPO A1), já que a casa precisa estar aquecida o dia inteiro, em vez de apenas noites e fim de semana.
Mas, se o mercado está aquecido para esse biocombustível está igualmente para os derivados de petróleo, uma vez que a demanda caiu (pouco tráfego nas estradas) e os preços do óleo despencaram. Isso significou concorrência forte para os pellets e os preços da tonelada caíram também no mercado internacional de $210 para $130, em um ano (Gráfico). No entanto, com a atual cotação do dólar o lucro está garantido!
O pior efeito da PANDEMIA no mercado de pellets está no fornecimento de matéria-prima. Com a desaceleração das indústrias madeireiras, a produção de resíduos como serragem e maravalha diminuíram gerando desabastecimento dos produtores.
Assim, nota-se que os fabricantes de wood pellets  pouco sofreram na implantação do distanciamento social em suas operações. Mas, como qualquer setor econômico, não passará ileso à crise. O que anima é que no próximo inverno as pessoas precisarão aquecer suas casas, independente do que acontecer com o coronavírus! O setor de pellets precisa estar bem posicionado para atendê-los.
Preço da tonelada de wood pellets (em dólar)
ABIPEL - ASSOCIADOS BRASIL PELLETS
contato: pelletsdemadeira@gmail.com

Nenhum comentário: