4.5.13

CARVÃO PELLETS OU BLACK PELLETS

A variedade de pellets que pode-se produzir a partir de qualquer resíduo de biomassa é muito grande. Já vi pellets de madeira, de bagaço de cana, de capim elefante, de sorgo sacarino, de casca de coco, de bambu, de casca de pinus, casca de eucalipto, palha de milho, casca de arroz, casca de amendoim entre outros. 
Teste de prova dágua dos "black pellets"

Ainda que a viabilidade para produção comercial esteja longe da realidade dessas pesquisas, elas mostram caminhos para se aproveitar melhor os resíduos que temos em abundância neste Brasil. Surge agora pesquisas mostrando a vantagem da carbonização dos pellets, ou seja, produzir carvão pellets que podem ser injetados em caldeiras ou utilizados pelas indústrias de siderurgia.

 
Comparativo pellets x black pellets

Algumas vantagens dos "black pellets" são apresentados na tabela acima, como por exemplo, a resistência a água e poder calorífico um pouco maior que os pellets tradicionais. Mas um longo caminho deve ser percorrido, assim como aconteceu com o ethanol de 2º geração, para sair dos laboratórios de pesquisa para a realidade industrial e comercial.