10.6.17

WOOD PELLETS: PRESIDENTE TRUMP, O INCONSEQUENTE!

O presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou o acordo climático de Paris (COP-21). Essa decisão pode ter consequências catastróficas para a indústria de pellets dos EUA. O arrogante Presidente se esquece que há uma nova proposta europeia (RED II-artigo 26.6) de que os biocombustíveis de madeira só podem ser obtidos de países que são parte e ratificaram o acordo de Paris. Por isso, a inconsequente decisão pode prejudicar os próprios produtores norte-americanos que são os principais fornecedores de pellets para Reino Unido, Bélgica e Dinamarca.
Para o Brasil (Rússia e Norte da Europa), no entanto, a irresponsabilidade do topetudo Presidente pode ser benéfica. No curto prazo, é muito provável que os preços dos wood pellets aumentem e esses países terão o mercado europeu a disposição para exportar.

O RED II ainda é uma proposta que deve ser aprovada pela Comissão Europeia nos próximos meses. Sua aprovação é dada como certa, sobretudo porque é uma resposta à decisão de Trump. 

A retirada do Reino Unido da União Europeia (BREXIT) poderia potencialmente oferecer algum alívio para os EUA, mas é possível que os ingleses também estabeleçam requisitos semelhantes.


wood Pellets para exportação


3 comentários:

Unknown disse...

Ótimo artigo Dorival!

Unknown disse...

Ótimo artigo Dorival!

Francisco Carvalho Nascimento disse...

Boa observação!