3.5.19

QUANTO MAIS INFORMAÇÕES DO MERCADO DE PELLETS, MELHOR!

Certa vez, palestrando em um Congresso de Biomassa, recebi algumas perguntas de um fabricante de Caldeiras que queria saber sobre o mercado, localização dos produtores, produção de pellets no Brasil, matéria-prima...No coffee-break continuamos a conversa e, sabendo da alta eficiência e das características ótimas de combustão dos pellets, perguntei: Por que temos tão poucas caldeiras industriais movidas à pellets nas indústrias? A resposta que ele me deu foi o start para eu criar o "Mapa dos Produtores de Pellets do Brasil", que alcançou mais de 60.000 visualizações e virou até um artigo científico
Ele respondeu que seus clientes tinham medo de investir numa Caldeira movida à Pellets e depois não encontrar o biocombustível para comprar, ou ainda, ficar na mão de apenas um fornecedor do produto. Essa insegurança dele é a de muitos e faz sentido!
Grandes empresas que operam na Bolsa de Valores são obrigadas a divulgarem seus balanços porque as informações dão credibilidade ao mercado e valorizam suas ações. Os produtores de pellets deveriam seguir essa norma. O mercado de pellets está em crescimento e as informações precisam ser claras para dar estabilidade e segurança ao mercado. Os consumidores precisam saber onde tem pellets, o preço do mercado e se o fornecimento é contínuo para atender às suas demandas. A esperada Associação de Produtores está sendo criada e logo estará ativa. Tenho Fé que a visão coletiva do mercado de pellets (que é bom pra todos) se sobreponha a visão ultrapassada e individualista de alguns empresários que só pensam neles mesmos. Sabemos que "quanto mais informações tivermos do mercado de pellets, melhor pra todos os envolvidos neste setor"!

Resultado de imagem para CALDEIRAS INDUSTRIAIS

Um comentário:

José Dilcio Rocha disse...

A organização dos atores da cadeia produtiva de pellets no brasil é essencial para o futuro do setor, parabéns Dorival!