29.5.22

CONFERÊNCIA EUROPEIA DE PELLETS

O Dia Mundial da Energia Sustentável foi realizado em Wels, na Áustria. O evento de três dias teve várias conferências e workshops. O cenário da indústria de pellets de madeira foi muito impactado pelo ataque da Rússia à Ucrânia. No início de abril, representantes de países discutiram o estado atual de seus mercados de pellets:


Crescimento do mercado no Japão


A produção está crescendo a cada ano, com um total de cerca de 137 fábricas que produzem coletivamente cerca de 150 mil toneladas ano. Cada usina produz uma quantidade muito pequena de combustível, a partir da serragem de madeira.


Manejo Florestal no Brasil


Atualmente o país produz apenas um pequeno volume de pellets, cerca de 1 milhão de toneladas ano, em 30 fábricas, mas esse número aumentará significativamente nos próximos anos.


Pressões do mercado na Alemanha


Na Alemanha houve uma corrida para fogões e aquecedores movidos à pellets como forma de compensar o aumento dos preços da eletricidade e do gás. O país produz 3,3 milhões de toneladas por ano.




Segurança de fornecimento na Áustria


Nos últimos 15 anos, o mercado de aquecimento a pellets flutuou significativamente com o preço do petróleo, com mais famílias e empresas que estão passando do aquecimento com óleo para pellets, por ser opção mais segura. Por conta da guerra, há preocupações de que possa ser difícil adquirir pellets para alguns traders nos próximos meses. 


Espanha – Pellets são “ouro marrom”

A Espanha importa pellets de Portugal. Recentemente, os pellets atraíram a atenção da mídia, inspirando manchetes chamando-os de “ouro marrom”. Os produtores europeus se preparam para um inverno rigoroso com alta demanda dos consumidores. É a chance de mostrar como os combustíveis renováveis ​​podem trazer mais confiabilidade e menor custo para os consumidores.

Nenhum comentário: